segunda-feira, outubro 18, 2004

Quando não há pão, há circo!

I )

Muito se ri nesta terra.
Os actores brasileiros invadiem os palcos lusos, com peças esgotadas á semanas. O teatro de revista está novamente em alta na classe média e alta enquanto o Stand Up Comedy faz as delícias da geração radical. Os Malucos do riso e os Batanetes vão a todas e são campões de audiência na TV, o Fernando Rocha continua com seu "talk-show" e os seus Dvd´s, o Bruno Nogueira com os seus Spots e o Marco Aurélio, com provas dadas na representação, a servir de Ciceronne aos desfile de novos talentos do "Levanta-te e ri".
A palhaçiçe alastra ainda á Quinta, ao Rir com Gosto, ao Prédio do Vasco, á Maré alta, ao Homem que mordeu o cão, á K7 Pirata, ao Herman ... e ao Inimigo Público á sexta feira.
A Sic Comédia, mais um canal generalista, arranca amanhã e o festival internacional de humor de Lisboa já no próximo fim de semana.
É só rir.
E é de ir ás lágrimas! ...

II )

Conheço gente do teatro, actores com cursos do conservatório e um investimento pessoal de anos, que não se rende a este facilitismo mediático e paga caro a factura. Conheço projectos interessantíssimos que nunca chegam á cena e outros que vêem a luz do dia, apenas por teimosia e preserverança dos encenadores e á custa de horas a fio a mendigar patrocínios, dada a escassez de apoios...
A representação, para mim, não se compadeçe com Prime-Time´s nem com tentativas vãs de forjar Jim Carey´s ou Jerry Seinfeld´s para deleite de mulidões ávidas de entretenimento barato. Confesso apreciar alguma subtileza no humor e gostar de alguma inteligência no seu manuseamento. De resto, suspeito sempre quando se ri muito em tempos de crise...

III )

Apercebo-me que a RTP começou a repôr a primeira série do "Six Feet Under" este sábado á noite na 2: Acho estranho, já que a quarta série se encontra anunciada para Novembro e a hipótese de sobreposição de ambas no mesmo canal me pareçe fora de hipótese...
E passa tarde, á 1.30H. ! Ou talvez não. Veja-se:
Os "homens do Presidente" desfilam ás 4 da manhã na TVI, " Will & Grace" também. Produtos menores como o "CSI" ,"Alias" ou mesmo a "Buffy" também sofrem de insónias e reposições interessantes como "Northeen Exposure", "Dharma e Greg", "Thirtysomething" ou "Mad about you" foram chutadas para as 20 horas, entaladas entre as notícias e a janta.
Como consolo no entretenimento televisivo, restam os " Sopranos" e o " 24", agora que o "Sex and the City" e "Angels in America" já se foram.
Não é que a oferta seja pouca! Está é mal distribuida, vitíma da "maioria".
De qualquer maneira, os padeiros, taxistas, putas e guardas-nocturnos agradeçem...

(III/5)

A RTP adquiriu os direitos de exibição do Queer as folk ( U.k. ) há um ano. Deve ser para queimar porque, apesar de estar na prateleira há 7 meses, a sua estreia foi já anunciada/ adiada 4 vezes ... e nada. Silêncio.
Afinal, também se pode mentir quando se está calado, não apenas quando se fala...



Comments: Enviar um comentário

<< Home