sexta-feira, janeiro 14, 2005
Around the world
A terra está mais redonda depois do terramoto de 9 graus na escala de Richter que resultou nos maremotos que mataram mais de 150 mil pessoas no sudeste da Ásia..
Esta conclusão da equipa de investigadores da NASA vem associar-se a outros efeitos já divulgados, como o facto da rotação do planeta ter sido afectada, os dias terem ficado menores e a mudança de lugar, em centímetros, do Pólo Norte.
Todas estas mudanças são muito pequenas para serem perceptíveis pelo comum mortal e o achatamento da Terra diminuiu, dizem, apenas uma parte em 10 mil milhões.
Entretanto, segundo os cientistas, a luz solar que chega á terra é cada vez menor, devido a poluição que aumenta.
Devagarinho, devagarinho, lá vai o globo suando as estopinhas.
As alterações climatéricas são já de tal ordem que, na Rússia, os ursos sairam esta semana do estado de hibernação, tal a Primavera que se faz sentir em pleno Janeiro. A Inglaterra, por seu lado, tem gelo a rojos, a Europa, de uma forma geral, continua enregelada á espera de chuva que tarda enquanto o Brasil vai a banhos mas á custa das tempestades.
Com o cenário tão desregulado á superfície, espera-se que o planeta não tenha brevemente uma paragem de digestão. Ou uma crise de intestinos.
Entretanto, a sonda europeia Huygens aterrou hoje na superfície em Titã, uma das luas de Saturno formada há 400 milhões de anos.
A temperatura á superfície é de 200 graus negativos, pelo que não são esperados quaisquer vestígios de vida.
Todos os sons captados na missão serão entretanto enviados para a terra e as primeiras fotos devem chegar hoje mesmo pelo final do dia.
A viagem da Hyugens demorou 7 anos a concretizar e é já considerada "o maior passo na história da humanidade".
A mesma humanidade coxa que já pensa alugar quartos lá em cima enquanto vai falhando a renda cá por baixo!...