Começa hoje o 25º Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto - que celebra as suas bodas de prata com 200 sessões de cinema e um ciclo de oito concertos Fantas Sound.
A competição começa na sexta-feira, hoje é a pré-abertura.
Durante 16 dias serão exibidas 150 longas-metragens e 50 curtas-metragens que, se fossem passadas em sessões contínuas numa só sala, sem qualquer intervalo, demorariam 45 dias.
O festival terá como centro o Rivoli juntamente com duas salas do Rivoli, o Cinema Passos Manuel e uma das 20 salas do AMC Arrábida Shopping.
O presidente do festival, Mário Dorminsky, afirmou que o 25º Fantasporto tem um orçamento de três milhões de euros.
Estima-se que o número de espectadores desta edição ascenda a cerca de 100.000, o que corresponde à assistência média registada nos últimos cinco anos.
O Fantasporto recebe este ano cerca de 400 convidados nacionais e estrangeiros, entre os quais os realizadores Guillermo del Toro, Dário Argento e Vincenzo Natali, os actores John Hurt (“Homem Elefante”), Karen Black (“Five Easy Pieces”), Doug Bradley (o Pinhead de «Hellraiser») e Jennifer Tilly (“Bound”).
O festival decorre até 5 de Março. O Estado Português entrega nesse dia ao Fantas a medalha de Mérito Cultural para comemorar as bodas de Prata.
O encerramento será marcado por um espectáculo multimédia e pirotécnico na Praça D. João I, no
Porto, frente ao Rivoli, que será transmitido directamente pela RTP.