segunda-feira, março 28, 2005

Gincana


O novo código da estrada entrou em vigor no passado sábado.
A operação Páscoa entrou em vigor na passada quinta-feira, com um aumento no policiamento do reforço do trânsito.
As alterações ao novo código da estrada foram suficientemente difundidas ao longo das últimas semanas. Não bastou, pelos vistos, subir o valor das coimas, tornando-as mais pesadas.
Senão veja-se:
Dezassete mortos e 676 feridos é o balanço dos 2.029 acidentes rodoviáriso registados nas estradas portuguesas na última semana. Os dados, provisórios, são avançados pela GNR. Falta a informação complementar da PSP...
Durante a as acções de fiscalização levadas a cabo na semana passada,as patrulhas da BT detectaram 1.649 infracções graves e 358 muito graves. Nesse periodo foram detidos quase uma centena de condutores - 63 por terem acusado taxas de alcool no sangue com valores superiores a 1,20gr/litro de sangue e 32 por não terem carta de condução.
Destes o ínicio deste ano, há já 226 mortos nas estradas portuguesas.
Talvez o novo código velha alterar estaeste cenário.
Ou talvez não...
O sindicato dos profissionais da guarda afirma que a BT "trabalha nos limites" para cumprir um código "muito rigoroso e violento. Não bastam 800 homens para fazer um controle. Falta informação aos agentes sobre o código e faltam meios para actuar. Na essência, o que este novo código pressupões é que o condutor, á semelhança da cultura militar, seja tratado como o inimigo, quando de facto, não o é."
Também desde sábado passado que as multas de trânsito são obrigatóriamente pagas no momento.
Talvez aqui as coisas melhorem igualmente.
Neste momento, das multas aplicadas este ano, 279 mil estão ainda por pagar e todos os anos se prescrevem cerca de 60 mil. Mais: 200 mil perdem-se pelo caminho.
O estado perde em média 15 milhões de Euros.


Comments: Enviar um comentário

<< Home