segunda-feira, abril 18, 2005

Picking the new Pope

Os 115 cardeais que vão eleger o novo Papa celebram esta manhã de segunda-feira a missa do Conclave antes de se isolarem do mundo para eleger o próximo chefe da Igreja católica, num conclave submetido a regras muito específicas que remontam, nos aspectos fundamentais, à Idade Média.

Estão convocados para o conclave todos os «príncipes da Igreja» que não tenham completado 80 anos até à morte de João Paulo II, a 2 de Abril.

Dos 183 cardeais existentes, 117 estão nestas condições, mas só 115 participam na eleição porque dois, o filipino Jaime Sin e o mexicano Adolfo Rivera, não puderam deslocar-se a Roma por motivos de saúde.

A esmagadora maioria dos eleitores, cuja idade média é de 71 anos, foi nomeada cardeal pelo Papa João Paulo II e participa, portanto, pela primeira vez. Só três foram nomeados por Paulo VI: Sin, que estará ausente, o decano Josep Ratzinger (77 anos) e William Baum (78 anos).

O cenário do conclave é a Capela Sistina. Depois de sorteada a ordem, os cardeais sentam-se em mesas dispostas em «U», viradas para o altar, onde é colocada a urna.

Segundo as regras definidas ao pormenor na constituição apostólica Universi Dominici Gregis, os cardeais eleitores têm de cortar todos os laços com o mundo exterior até que consigam acordar no nome do novo Papa.

Pela primeira vez toda a Cidade do Vaticano foi declarada zona de conclave, e não apenas a Capela Sistina como no passado. Todo o pessoal (motoristas, cozinheiros ou guardas, entre outros) que prestem assistência aos cardeais deverão jurar segredo sobre tudo o que possam ter ouvido.

As regras relativas ao isolamento incluem a proibição de telemóveis e agendas electrónicas, além de telefonemas, cartas, imprensa, rádio e televisão.

As votações realizam-se duas vezes por dia, duas de cada vez, a excepção do primeiro dia, em que pode ou não haver uma votação.

Após o escrutínio, os boletins de voto são queimados. Se da chaminé da Capela Sistina, visível da praça de São Pedro, sair fumo negro, então não foi eleito um Papa. Se o fumo for branco, está escolhido o próximo chefe da Igreja católica.

Pela primeira vez, neste conclave o fumo branco será acompanhado pelo repicar dos sinos da Basílica para anunciar ao mundo a escolha do novo Pontífice.

O primeiro cardeal dos diáconos (o protodiácono) anuncia na varanda central da Basílica de São Pedro «Habemus Pappam» (Temos Papa), aparecendo em seguida o novo Papa para saudar o povo e dar a bênção «Urbi et Orbi».


Comments: Enviar um comentário

<< Home