quinta-feira, setembro 08, 2005

Gay September

Curiosa, esta reentré cultural...

A) Estreia hoje no Casino Estoril "Karamel".
Vitor de Sousa, em comemoração dos seus 40 anos de carreira, leva a cena uma peça de Christian Giudicelli focada na ligação tumultuosa entre um escritor de meia idade e um jovem imigrante (Hugo Sequeira) nas teias da marginalidade.

B) Amanhã estreia na Comuna (em Lisboa) "Gay solo".
O encenador, autor e interprete Luis Assis tenta explicar, em cinco lições, o que é um gay moderno.
"Tem a certeza que sabe o que é um heterossexual?" é a grande questão da primeira lição do manual. Segue-se um roteiro para a compreender um"gay", "Sabe quantos tipos de "gay" os heterossexuais conhecem?", lições sobre o engante, uma viagem pelo mundo hetero ("Sabe quantos "gays" são precisos para mudar um heterossexual?") e a resposta a uma dúvida existencial ("Sabe o que fazer para descobrir se é "gay"?"). "Gay solo" faz parte de um projecto a levar acena até 2007 cintitulado "Sex Shop Trilogy".

C) Domingo, aterra na televisão o "Esquadrão G - Não és homem, não és nada".
O "teatro" da SIC, inspirado no concurso americano "Queer eye for the straight guy"(na foto), ameaça prejudicar ainda mais a imagem dos Gays Portugueses (colando-a á das "bichas") e interferindo directamente com a ideia de esclarecimento proposta pelo Assis.
É (mais) uma forma ligeira, apressada e descontextualixada de promover a homossexualidade na sociedade portuguesa.

D) Arranca o 9 . Festival de cinema gay e Lésbico de Lisboa .
Este ano subordionado ao tema da cultura "Queer" (o Queer como marginal, nas franjas da sociedade), o festival pode ser visto de 15 a 21 de Setembro nos cinemas Quarteto e no Auditório do Instituto Franco-Português.
Para perceber melhor o impacto desta cultura na sociedade, nos comportamentos, na criação artística, nas sexualidades e a sua interacção com a cultura mainstream.

E) "Senhora Dona Lady".
Estreia na SIC este mês e á semelhança do "esquadrão" de Carnaxide, também não augura nada de bom. Trata-se de um concurso com 10 machos a portarem-se com senhoras durante umas semanas. O mestre das cerimónias é Herman José, ainda mais "solto" do que o habitual (as palavras são do próprio).
Todos os dez concorrentes são casados mas ambicionam ser, durante uns tempos, não donas de casa, mas sim verdadeiras"mulheres fatais".

- Na mesma data, José Castelo Branco tem guia de marcha para a "Primeira companhia" da TVI. Afinal, "O conde" sempre vai á tropa.



Ladies e "Gentel-men", eis um Setembro diferente!...

Comments: Enviar um comentário

<< Home