quinta-feira, novembro 10, 2005

My hometown



Alguém disse, a propósito da idade, que "aos 30, o que apeteçe é voltar a casa".
Cameron Crown já ultrapassou os ultrapassou e talvez por isso a sua relação com a música reflicta isso mesmo. No seu baú de memórias, estão pérolas e raridades legadas pelos anos que o realizador não esqueçeu, fruto da sua expêriencia pessoal e da maturidade que adquiriu no seio do jornalismo musical.
O empreiteiro de "Jerry McGuire", "Almost famous" e "Vanilla sky" utiliza a banda sonora da sua vida para musicalizar os seus próprios filmes, com uma sensibilidade rara e impressionante.
Se é cada vez mais díficil encontrar um filme com uma música certa adequada ao momento, o homem não falha um(a).

Possuidor de um enorme referêncial discográfico e de uma cultura musical admirável, é graças a ele que algumas imagens permanecerão associadas a certos temas e vice-versa. Por exemplo, a cena de abertura de "Vanilla sky" com os Radiohead em fundo, a subida final no elevador com os alemães Freur ou ainda os delírios de Cruise ao som dos Sigur Ross, a viagem de avião de "Almost famous" com o "Tinny dancer" do Elton John, entoado a alto e bom som, e por aí fora.
O novo "Elisabethtown" que hoje estreia nas salas portuguesas, está carregado de mais momentos felizes. E de mais músicas.
Algumas fazem parte das vidas de muitos, mas a grande maioria ilustrou ou marcou mesmo momentos-chave da vida do realizador - ou não fosse este (mais) um filme auto-biográfico.

Em oposição á tenra idade dos protagonistas, a BSO apresenta nomes como os Hollies, Nancy Wilson ou Tom Petty. O tema de Helen Stellar é soberbo (a cena também). Lamentávelmente, muita da música do ecrã não passou ao disco, talvez, quem sabe, á espera de um Vol. II.
"Elisabethtown", o disco, é uma espécie de regresso ao essencial, á simplicidade das canções. Um reencontro com as raízes.
Cameron funciona sempre como uma éspécie de regresso a casa, depois de um desvario que só a maturidade consegue perceber.
É bom ter 30 anos.

Comments: Enviar um comentário

<< Home