quarta-feira, novembro 09, 2005

Sacré Français





Foi ontem decretado em França o estado de emergência e o recolher obrigatório nos súburbios, onde a violência urbana entrou no 13. dia consequtivo.
Tudo começou a morte de dois jovens numa operação policial e com as posteriores declarações públicas de Nicolas Sarkozy, ministro do interior, apelidando a população dos súburbios de Paris de "escumalha".
A revolta da mesma irrompeu numa onda crescente de violência e caos imparável e, como se tem vindo a constatar, imparável.
O jornal Le Parisien diz hoje que 73% dos franceses concordam com esta instauração do recolher obrigatório. Para este efeito, o governo de Dominique de Villepin reactivou uma lei que data da guerra da Argélia, em 1955. Os eleitos locais podem decretar o recolher obrigatório nos seus municípios a partir das 00.00 de hoje. Esta medida tem o prazo de 12 dias e caso falhe, o executivo poderá, em última instância, recorrer ao exército para resolver a crise. Esta lei permite, por exemplo, que a polícia realize buscas sempre que existam suspeitas de actividade ilegal, sem necessidade de possse de mandato judicial. Quem violar o recolher obrigatório será automáticamente condenado a dois meses de prisão.
Na Europa, teme-se que este fenómeno encontre eco em países vizinhos.
Na madrugada de terça-feira, e pela segunda noite consecutiva, dois carro foram incendiados num bairro de Bruxelas e pequenos grupos de jovens entraram em confrontos com a polícia. Na véspera, cinco veículos arderam junto à estação ferroviária, no bairro de Saint-Gilles, na capital belga.
Na Alemanha, carros foram incendiados em Bremen e Berlim.
Hoje, de madrugada, arderam dois veívulos na Amadora.
Há quem acredite que a Europa esteja sentada sobre um barril de pólvora.

E que, tal como em França, tudo seja uma questão de tempo.

Comments: Enviar um comentário

<< Home