quinta-feira, dezembro 22, 2005

Yes, i do!

Elton John foi ontem um dos primeiros a beneficiar da nova lei que legaliza as uniões homossexuais em Inglaterra e que confere aos casais do mesmo sexo praticamente os mesmos direitos adquiridos nos matrimónios heterossexuais, nomeadamente em matéria de emprego, segurança social, pensões, benefícios de herança e de nacionalidade.

Aos olhos da legislação britânica, as uniões homossexuais não são oficialmente vistas como "casamentos", embora sejam reconhecidas legalmente e na verdade se assemelhem a um contrato marital, implicando praticamente os mesmos direitos. A diferença é que o processo é puramente civil e os parceiros não trocam votos.
Nos termos da lei, a união entre casais do mesmo sexo tem de ser registada no notário local (o registo custa 103,50 libras, cerca de 152 euros), num processo civil que atribui reconhecimento legal à sua união. Em caso de desentendimento, os casais ficam ligados pelo mesmo processo de divórcio que o de um casamento tradicional e têm de passar por um processo jurídico para dissolver a sua união.
A lei em questão tinha sido já aprovada dia 5 de Dezembro no Reino Unido (foi nessa altura que Elton John anunciou que se queria casar logo que fosse permitido), mas, devido aos atrasos na publicação da mesma, só esta semana se realizaram os primeiros casamentos. Na segunda--feira, na Irlanda do Norte, terça na Escócia, e ontem em Inglaterra e no País de Gales.

George Michael unir-se o seu namorado já no próximo ano.
O casamento de Elton John( 52 anos) e David Furnisch (43), juntos á 12 anos, é particularmente importante, dada a visibilidade internacional do músico multimilionário que pediu, ao invés vez de presentes, fossem feitas doações para ajudar na luta contra a sida.

O primeiro-ministro britânico Tony Blair dirigiu votos de felicidade aos cerca de 700 novos casais e declarou-se "confiante" por ter adoptado uma lei que marca uma etapa "moderna e progressista" para o Reino Unido.

Este é o quinto país a legalizar as uniões homossexuais, depois da Holanda, Bélgica, Espanha e Canadá.

Em França, Jack Lang difundiu ontem uma mensagem de felicitações a Elton John onde deseja que "o país possa seguir o caminho britânico o mais rápido possível" e legitimar a união entre as pessoas do mesmo sexo. O deputado sublinhou que a união de Elton John "terá repercussões internacionais e irá encorajar outros países a seguir o exemplo britânico", mostrando ao mesmo tempo que "o direito à felicidade pertence a todos".


Comments: Enviar um comentário

<< Home