quarta-feira, fevereiro 01, 2006

...Nós por cá.


Estas duas mulheres vão tentar casar-se hoje em Lisboa.
Chamam-se Teresa e Helena, têm 28 e 35 anos respectivamente, e vivem juntas há 4 anos.

Helena é a mãe biológica de Marisa, de 11 anos.
Teresa é mãe de Bia, que um tribunal impediu practicamente de ver alegando "falta de condições morais".
As duas lésbicas andam de mão dada na rua, beijam-se e não o escondem, mas legalmente não podem ser um casal.

Hoje vão iniciar uma caminhada que visa alterar esta situação.
Após requerem a abertura do processo, Teresa e Helena apresentam-se na 7.a Conservatória do registo cívil de Lisboa para se casarem, uma pretensão que certamente lhes será negada.

Tudo porque, enquanto a Constituição proibe qualquer discriminação com base na orientação sexual, o Código Civil diz que só pode haver casamento entre pessoas de sexo diferente.
Se vencerem esta batalha, serão o primeiro casal homosexual português.
Lá fora chegam exemplos recentes que querem ver aplicados em Portugal. Em Espanha e inglaterra, o casamento homossexual foi permitido o ano passado, tornando célebre o caso do cantor Elton John que casou com o namorado no dia imediato á aprovação da lei que passou a permitir o matrimónio.
Entretanto, uma petição a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, que conta com deputados entre os seus subscritores, será entregue ao presidente da Assembleia da República no próximo dia 16 de Fevereiro.
.
P.S.:
Não casaram.

Comments:
"o Código Civil diz que só pode haver casamento entre pessoas de sexo diferente." - contudo, nao tem nada a dizer que as pessoas de sexo igual estão impedidas de se casar. Apenas realça que o matrimónio é um direito de casais de sexo diferente...
 
Enviar um comentário

<< Home