segunda-feira, abril 03, 2006

Apertar o cinto

Cerca de metade dos portugueses com dívidas à banca ou com crédito bancário diz que, nos últimos meses, já teve de reduzir despesas de consumo para poder cumprir os compromissos assumidos com o sector financeiro.
Segundo uma sondagem da Marktest,o endividamento é maior nas mulheres e os inquiridos com mais de 55 anos, que vivem no interior norte e pertencem à classe média estão em pior situação.
Constata-se ainda que um terço dos portugueses têm dívidas ou créditos bancários. A grande maioria (70%) utilizou esse crédito para comprar casa, 22% comprou um carro.
O endividamento bancário para negócios é pouco utilizado (2,8%).
6,5% contraiu crédito para outros consumos e compras.
.
A mesma sondagem indica que os portugueses continuam pessimistas quanto à sua situação financeira e à situação económica do País, Não têm grandes expectativas de que o panorama possa melhorar no prazo de um ano, mas ainda assim, o pessimismo foi menos acentuado em março do que no mês anterior.
Á questão de como vêem a sua situação económica e do seu agregado familiar dentro de um ano, mais de 43% está certo que irá piorar e apenas 20% dos inquiridos crê numa melhoria. Pouco menos de um terço diz que não vai haver alterações. Perante a mesma questão, mas em relação à situação económica do País, mais de 45% acredita que a economia portuguesa estará pior em Março de 2007 e só apenas 26,5% vislumbram uma melhoria.
.
A rematar, fica-se ainda a saber que, neste momento, a maioria dos portugueses não realiza qualquer tipo de poupança devido a dificuldades financeiras e a entrada numa situação de desemprego.

Comments: Enviar um comentário

<< Home