sexta-feira, agosto 04, 2006
"Tout les garçons et les filles..."
Sempre que lhe apeteçer dizer mal do país, sobretudo do facto das televisões estarem neste momento reféns de dois produtos infantis ("Floribella" e "Morangos"), lembre-se que, tal como tudo na vida, há sempre quem esteja pior.
O cancro dos produtos para os mais pequenos, nomeadamente a crescente popularidade dos vídeos infantis de animação, pareçe ser o novo Eldorado da indústria discográfica.
Só em França (novamente os franceses...), a actual oferta é aterradora em volume e em qualidade.
Para além da inevitável "Floribella" (em versão animada) e do batráquio ding dong, existe ainda:
- uma banda de Hip Hop infantil a refazer "Good times" dos Chic,
- a bébé Lilly, que já vai no segundo êxito,
- o coelho Titou que saltita e faz "Boing!",
- os pequenos pinguins, que somam já dois singles,
- a educadora Dorothée, que explica aos miúdos o que leva na mala quando vai de férias,
- a pequena flôr de baunilha, que quer ser uma estrela rock quando fôr grande.
Tudo isto é animação em 3-D, grande parte das vezes, manhosa.
E tudo tem música acopulada e vende a rojos!
Antigamente, também nós tinhamos um sapo, o da Maria Armanda.
Ou reportando á realidade francesa, já existiam bébés no Top, como o pequeno Jordy.
Também vendiam, é certo, mas embora fossem fenómenos pontuais, ao menos tinham uma virtude: dava a cara, até porque eram de carne e osso....