terça-feira, outubro 17, 2006

Pick a side



Quase metade dos espanhóis (45,7%) quer a união entre Portugal e Espanha, com a maioria a defender que o novo país deve chamar-se Espanha, ter Madrid como capital e manter o regime monárquico.
Este é o resultado de uma sondagem, realizada pela revista "Tiempo", que refere um apoio à união dos dois países particularmente elevado entre os mais jovens (dos 18 aos 24 anos), com mais de metade destes (50,8%) a favorecerem essa opção.
Entre os que concordam com a fusão, 43,4% diz que o novo Estado deve chamar-se Espanha, contra 39,4% a favor da opção "Ibéria".
Apenas 3,3% deseja ver Lisboa como capital do novo Estado, contra 80% que preferem Madrid.
Cerca de metade dos leitores defende que o novo estado deve manter o regime monárquico que vigora em Espanha, contra 30,2% que defendem o "novo país" como uma República.
A sondagem surge poucas semanas depois do novo semanário português "Sol" ter revelado uma outra sondagem onde 28% dos portugueses afiram ser a favor da união com Espanha.
Caso fosse realizada hoje, os números desta sondagem seriam bastante diferentes e, no próximo sábado, a conversa do "Sol" seria certamente outra.

Comments: Enviar um comentário

<< Home