domingo, março 18, 2007

Playgroup

"E se você fosse o seu próprio animal de estimação? E se em vez de um gato, um cão ou um passarinho, tivesse a seu cargo um ser humano virtual, dono de uma personalidade igualzinha à sua? Parece esquisito. Mas vai acontecer no Japão já no final do mês de Março e, em breve, espalhar-se-á um pouco por todo o mundo.
Dos mesmos criadores do célebre tamagotchi, eis que surge um brinquedo electrónico para adultos, do tamanho de um iPod, e que pretende ser um "você virtual" ou, como a empresa que o comercializa gosta de dizer, um "leitor", não de música, mas de "humanidade". Chama-se Human Player.
A ideia é simples. Antes de começar a brincar, tem de responder a um teste de personalidade com 50 perguntas. Questões como "Alguma vez matou uma pessoa e não foi descoberto?" ou "Costuma vestir-se de mulher quando está sozinho?" irão definir a sua personalidade e determinar as acções do seu pequeno alter ego no ecrã. Ao todo, o aparelho dispõe de 22 personalidades diferentes.
Depois de ter definido o seu perfil, pode interagir com outros seres virtuais através de raios infra-vermelhos, entrar noutros mundos, estabelecer relações à distância. Um desses relacionamentos pode mesmo converter-se numa paixão, mas só se a máquina, ao comparar os dois perfis, considerar que são compatíveis. Caso contrário... nada feito.
O seu bonequinho trabalha, come, descansa, tem ideias. Zanga-se, surpreende-se, seduz ou deixa-se seduzir, tem encontros com os amigos. Em suma, vive a sua vida de pixeis animados na sua pequena caixa.
Mas não precisa de estar sozinho. O jogador pode criar até 16 amiguinhos para que o seu "outro eu" não se sinta só e abandonado na realidade virtual. Além disso, o jogador tem assim a hipótese de experimentar outras personalidades, bastando que dê diferentes respostas ao questionário inicial. A brincadeira pode mesmo extender-se a toda a família. Mãe, pai, filhos, avós, todos podem ter um representante electrónico a viver a vidinha. Há já quem alerte para a possibilidade de um corte de relações entre dois seres virtuais poder desencadear uma desavença real. Um desassossego que está prestes a chegar ao Japão por um preço equivalente a 19 euros.
Portugal terá de esperar um pouco mais
"
(D.N.)

Comments: Enviar um comentário

<< Home