quarta-feira, maio 30, 2007

Arte

Assina Banksy. Nunca foi fotografado. É inglês. Alguns desenhos seus apresentam temas políticos, outros estão simplesmente ali para entreter. Fora isto, não se sabe mais nada sobre este artista que tem a polícia de Londres à perna por espalhar grafittis pela cidade e que é adorado pelo público. Banksy não dá entrevistas mas recentemente a revista Wired conseguiu convencê-lo a falar um pouco sobre si.Começou na carreira como um “grafiter” alternativo. E por criar uma arte inteligente passou de artista marginalizado a artista famoso. Um quadro seu pode custar actualmente uma fortuna. Mas como não é o dinheiro que o move, está-se nas tintas. Foi convidado para fazer um comercial para a Nike e recusou. Prefere continuar a fazer arte polémica.
Há alguns anos entrou no American Museum of National History, em Nova Iorque, e discretamente colocou um de seus quadros na parede. Demorou bastante tempo até que descobrissem a brincadeira. Já fez a mesma coisa no British Museum e Natural History, ambos em Londres, e no Brooklyn Museum em Nova Iorque. Há uns meses pintou nove imagens na barreira do West Bank em Israel que mostram aquilo que existe supostamente do outro lado do muro.
Além de provocar no mundo real, Bansky também o faz no virtual. No seu site
www.banksy.co.uk leva a cabo mensalmente uma caça ao tesouro, na qual convida as pessoas a participar e a ganharem peças suas. Na Palestina, perto do West Bank, pintou a imagem de um rato numa pedra. Debaixo dela existia um papel com algo escrito. A primeira pessoa que enviasse um email para o site com a palavra que lá estava ganhava um desenho seu.
Nas Fnacs, existe um livro, completamente ignorado, sobre Bansky. É uma boa introdução ao trabalho do artista e custa perto de 14 euros. Vale até ao último cêntimo.
O site, esse é obrigatório e merece estar em quaisquer favoritos.







Comments:
Muito bom! e muito bom teres colocado um post sobre artes plásticas. See you...
 
É o maior, este Bansky.
Obrigado pelo Post.
See ya.
 
Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.
 
Enviar um comentário

<< Home