sexta-feira, novembro 30, 2007

A fábula mais improvável

(existe mesmo ... e não está no Toys R´Us)


5 euros

Ele, o filme, é o anúnciado salvador das bilheteiras nacionais; ela, a Soraia, é outra vez a puta de serviço, ou melhor, a "call -girl".
Depois do "Crime do padre Amaro", a boazona volta á representação, a fazer mais do mesmo. E porque não, se a Belucci o fez, de "malena" a "matrix"? A míuda é o "naco" do momento. Das passereles á publicidade, é impossível o país não andar de olhos em bico. O que é estranho é que o dito "cinema comercial português" tenha de voltar a escudar-se em putedo para amealhar mais uns trocos pouco tempo depois de quase ter convertido uma alternadeira em heroína nacional graças a "Corrupção.

Bellissima

Primeiro, faz (outra vez) de prostituta num filme que é a melhor lufada de ar fresco visual dos últimos tempos.
Depois, desdobra-se em várias personagens numa média metragem de promoção a roupa interior, enquanto se passeia por Lisboa.
Se quiser ganhar um ódio de morte ao português José Fidalgo, clique no endereço abaixo. Serve também para ouvir um pouco de Tango e regalar os olhos.
http://www.intimissimi.com/

(...)

Um inquérito por telemóvel feito na semana passada pela Virgin Mobile, no reino unido, sobre quem mais desejaria ver ressuscitar nos próximos cinco minutos, deu o primeiro lugar á princesa Diana.
Eis os nomes que vieram a seguir: por ordem,
Marylin Monroe, Elvis Presley, John Lennon e George Harrison, ambos dos Beatles.
Jesus Cristo ficou em sexto lugar.

Hikikomori ...

é um termo de origem japonesa que designa um comportamento de extremo isolamento doméstico.

Os hikikomori são pessoas, geralmente jovens entre 18 a 34 anos, que se retiram completamente da sociedade, vivendo como ermitas e excluídos de qualquer forma de vida social. Em geral, moram com os pais e os que trabalham possuem uma interacção mínima com outras pessoas. Geralmente, dedicam tempo á Internet, televisão, vídeo e jogos como forma de preencher o tempo e viver num mundo isolado.

Este tipo de comportamento é actualmente tido como problema de saúde pública no Japão (de onde deriva o nome) onde milhares de jovens se encontram nesta situação devido ao alto grau de perfeição exigido das pessoas em tarefas diárias e à pressão acarretada diariamente por essa exigência, o que acaba por levar a problemas psicológicos de baixa auto-estima e em alguns casos extremos, a tendências sociopáticas graves.

Não apenas no Japão, os hikikomoris podem ser encontrados em qualquer grande centro urbano do mundo com incidência em famílias onde o poder aquisitivo é maior. Com o recente avanço tecnológico e aumento do poder financeiro, as famílias modernas propiciam aos filhos a tecnologia e o conforto para ocupar o tempo, aumentando até mais tarde a dependência dos pais. Há casos onde os filhos chegam aos 40 anos ainda a co-habita com os pais.

O Ministério da Saúde no Japão estima que cerca de 50 mil japoneses são vítimas do fenómeno.

Etiquetas:


ET´2008



Less is more

A felicidade já não é o que era.
Se julga que para ser feliz precisa de carros, viagens, roupas de luxo e afins, desengane-se.
Segundo um estudo recente, realizado para a lotaria nacional britânica por psicólogos da universidade de Notthingham, o que nos torna mais felizes são os pequenos prazeres da vida que custa nada – ou quase nada: uma barra de chocolate, um longo banho quente, uma sesta a meio da tarde, um passeio no parque, etc.
Os psicólogos compararam os níveis de felicidade de vencedores de jackpots com a população em geral. E o facto é que todos, premiados ou não, acharam mais gratificantes as oportunidades de descontrair do que as actividades mais caras como comprar sapatos, CDs ou telemóveis. Na realidade, são as pessoas menos felizes que mais consomem.
Nada como ficar em casa, com uma boa garrafa de vinho, comida já feita e um bom livro.

The dark knight returns





(...)

Chama-se ETOS TV e será o primeiro canal funerário do mundo.
È alemão, começará a emitir em 2008 e prestará homenagem póstuma aos mortos das familias que quiserem pagar o serviço.
A coisa custará 2000 euros e consiste num tele-obituário de dois minutos, repetido dez vezes ao longo do dia, com imagens de pôr-do-sol, céu azul, crianças a brincar e música a condizer.
Segundo o fundador do projecto, "o mercado funerário é um filão que ainda estava por explorar".
P.S. : Todos os anos morrem 800 mil pessoas na Alemanha.

quarta-feira, novembro 28, 2007









Antevisão de Lisboa, num futuro qualquer.
(teaser do filme "I am legend", a estrear em Janeiro)

... Dass!

Teve o nome mantido em segredo até hoje: chama-se PHONE-IX a nova rede de telemóvel em Portugal.
Pertença dos CTT, a Phone-IX ( ou “Fónix!”) vai utilizar a rede física da TMN e quer ser a quarta maior operadora de comunicações móveis. Para isso, dirige-se sobretudo aos clientes dos correios, ou seja cerca de três milhões de pessoas, através de tarifários competitivos.
A rede só vai começar a funcionar na próxima sexta-feira e estará à venda em todas as estações de correio do país.

Etiquetas:


Strike Tv (2)

E como ficam os actores ... sem os argumentistas?
Este clip dá uma ideia.

Etiquetas:


Pó Pó Gigio

É noite.
Hora de jantar.
Televisão ligada.
Entre anúncios, surge uma música conhecida no ecrã.
"Então mas isto é aquela canção da Gwen Stefani com o Akon, o “sweet escape”? ...", pergunto.
Não. Antes fosse. É o reclame dum super/hipermercado.
De repente, uma voz exclama:
"Com a Popota é uma risota
Com a Popota a alegria não se esgota
..."
Em estado de choque, vejo um hipopótamo-fêmea côr-de-rosa a imitar, de enfiada, a Marilyn Monroe no filme "Os Homens preferem as Louras", a Nicole Kidman no "Moulin Rouge" e a Esther Williams nos famosos ballets aquáticos! O bicho ainda tenta uns passos de dança á Michael Jackson, rodeado de criancinhas, enquanto tenta vender uns brinquedos aos mais pequenos.
Quanto á música, é realmente um rapinanço não-assumido da Gwen Stefani.

Pergunta:
Who the fuck is Popota ???
O que aconteceu à Leopoldina, a avestruz amarela do ano passado ???

Sugestão:
Não se pode resgatar aqui o ratito e, já agora, o piano do Rui Mendes?

Etiquetas:


quarta-feira, novembro 21, 2007

Straight pride

Tal como qualquer coisa "ghetizada", estes posters não estão á vista de todos.
Não se veêm á luz do dia, na rua, mas no metro, no underground, estão em todas as estações e costumam andar aos pares.
Depois do choque visual de quem aguarda a chegada da composição, percebe-se que é a nova campanha duma marca de cerveja. A iniciativa tem agregada um site que promove o convivio e a defesa dos bons valores, onde todo o bom hetero é convidado a registar-se, a conhecer membros do sexo oposto e lutar contra a crescente paneleiragem que grassa na sociedade, uma (agora) maioria que ameaça o extreminio da raça.
Há posters para o menino e para a menina.
Um festival de modernidade.
Um mimo...

Etiquetas:


Grey´s anatomy

Há vinte anos atrás, o bem e o mal tinham tinha a sua derradeira representação no universo dos quadradinhos nas figuras do "Monitor" e do "Anti-Monitor". Não havia nada que enganar: um era bom, o outro era mau, ponto final.
Os tempos mudaram, os conceitos também e hoje, entre o preto e o branco, há o
cinzento.
O vilão mais bem conseguido dos últimos anos na BD, "Superman-Prime" continua demarcar-se do seu "molde": procura o seu planeta perfeito ao invés de adoptar um; impôe a sua vontade ao invés de aceitar a dos outros e a acredita cegamente que os fins justificam os meios, enquanto vai rebentando com tudo o que lhe faz frente. Não se vê como o mau da fita mas como um herói - que não é.
É no cinzentismo e na ideia de inocência conspurcada deste "spoiled brat" que reside a mais valia deste personagem, acimentado genialmente nestes dois números da revista semanal da DC comics, "Countdown".
O título está em rota de colisão com o evento que fecha a recente trilogia de "crisis" da editora.
Faltam apenas três meses para a "Final crisis" e a viagem continua a ser um delírio.

Etiquetas:


Cloverfield


terça-feira, novembro 20, 2007

Mais valia ficar na cama porque...

- em menos de uma semana, fecharam três tabernáculos de referência: os cinemas King, os cinemas Quarteto e a ginginha do Rossio;
- a frase que anda na boca do mundo, popular em toques de telemóvel, t-shirts e afins é "Porque non te calas", desabafo público e político do rei de Espanha;
- a reabilitação pública de José Cid vai de vento em popa;

- um rapaz que tem um blog americano de maldizência e um nome semelhante á imprestável Paris Hilton é famoso únicamente por isso, o que lhe dá direito a 6 páginas na "Rolling Stone" e a 4 na revista do "Público;
- acabo de gasta 3euros em stand-by no serviço de avarias do Clix, a saltitar entre menus de opções, sem conseguir chegar ao operador; e depois mais 8, para resolver um erro, provocado pelos próprios;
- parece-me que o mundo vai ficando ás avessas e parecer não já haver volta a dar-lhe.

segunda-feira, novembro 05, 2007

Meanwhile...



Strike TV

Os cerca de12 mil guionistas de Hollywood entram ontem em greve.
A principal reivindicação prende-se com o reajuste e definição da participação nos lucros da venda e aluguer de DVDs e exibição de conteúdos na Internet e telemóveis - os chamados “New Media”.
Pode não parecer nada de extraordinário mas é. Por exemplo, a argumentista da série "Law & Order" conseguiu sustentar-se, nas três vezes em que esteve grávida, graças ao lucro da venda em DVD´s da série em que participou.
No contracts, no programas!” é a palavra de ordem deste acontecimento não pode ser encarado de ânimo leve nem tãopouco substimado.
Por muitos motivos.
Há outras negócios e postos de trabalho dependentes desta indústria e que serão interrompido de imediato com a cessação de filmagens: lavandarias, lojas de aluguer de roupa, empresas de aluguer de transportes, de segurança, de Catering e afins. Todos negócios em exclusivo com os estúdios e que não abrem sequer as portas ao público.
Para tornar a coisa ainda mais caótica, as exigências dos guionistas já inspiram outras classes: actores e realizadores. Ambos os grupos garantem que tomarão por base a reivindicações da greve - e possíveis acordos - para renegociar seus contratos com os produtores, cadeias de televisão e estúdios.
Para já, todos os programas de tv diários (há excepção dos “reality shows”) estão em risco."David Letterman" e "Jon Stewart” deixarão já hoje de ser transmitidos porque se baseiam em acontecimentos actuais e são escritos diariamente.
No que toca ás séries, dado que dependem das audiências para terem novos episódios encomendados pelos estúdios, o cenário não é brilhante. Como a reentrada televisiva se deu em Setembro, a maioria não tem ainda escrita uma temporada completa para poder vingar: “Lost” tem escritos 8 dos novos 16 épisódios, “Brothers and sisters” e “Dirty sex Money” têm metade da temporada assegurada, “Nip Tuck” tem 11 dos 22 episódios escritos e a estreia de “Cashmere mafia” (anunciada como a nova “Sex and the city”) foi adiada para o ano devido à greve. "Galactica" está em risco, "Prison break" também. Mas há mais, muito mais em risco de ser suspenso, cancelado ou adiado.
Para já, receia-se que as televisões se vão entupindo de “reality shows” e de repetições enquanto durar a primeira paralisação geral de escritores/guionistas em quase 20 anos.
A última aconteceu em 1988 e durou 22 semanas.
Esta ainda mal começou, mas não tem sequer fim á vista.

Etiquetas:


Supermassive black hole

é um dos temas do último disco dos Muse mas não é para aqui chamado.
Este buraco negro (á esquerda, em cima) tem 33 vezes o diâmetro do sol e está a 1,8 milhões de anos-luz da terra, na constelação de Cassiopeia.
É o maior de que há conhecimento. Um colosso, que tem tanto de perigoso como de belo.

quinta-feira, novembro 01, 2007

Disco da semana


Shazam ...


... e bingo!
Pela primeira vez, um filme de super-heróis acerta finalmente no Casting. E á primeira.
"The chosen one", que vai ser dirigido por RobSchneider, terá o bom e o mau de carne e osso á altura dos quadradinhos.
Os calmeirões Brandon Molale e "The Rock" são dados como certos para levar os personagens da DC Comics
até ao grande ecrã.
Se são bons ou maus actores, é outra questão; que fisicamente encaixam a dedo, não há a menor duvida.
O filme estreia em 2008.