sexta-feira, novembro 30, 2007

Hikikomori ...

é um termo de origem japonesa que designa um comportamento de extremo isolamento doméstico.

Os hikikomori são pessoas, geralmente jovens entre 18 a 34 anos, que se retiram completamente da sociedade, vivendo como ermitas e excluídos de qualquer forma de vida social. Em geral, moram com os pais e os que trabalham possuem uma interacção mínima com outras pessoas. Geralmente, dedicam tempo á Internet, televisão, vídeo e jogos como forma de preencher o tempo e viver num mundo isolado.

Este tipo de comportamento é actualmente tido como problema de saúde pública no Japão (de onde deriva o nome) onde milhares de jovens se encontram nesta situação devido ao alto grau de perfeição exigido das pessoas em tarefas diárias e à pressão acarretada diariamente por essa exigência, o que acaba por levar a problemas psicológicos de baixa auto-estima e em alguns casos extremos, a tendências sociopáticas graves.

Não apenas no Japão, os hikikomoris podem ser encontrados em qualquer grande centro urbano do mundo com incidência em famílias onde o poder aquisitivo é maior. Com o recente avanço tecnológico e aumento do poder financeiro, as famílias modernas propiciam aos filhos a tecnologia e o conforto para ocupar o tempo, aumentando até mais tarde a dependência dos pais. Há casos onde os filhos chegam aos 40 anos ainda a co-habita com os pais.

O Ministério da Saúde no Japão estima que cerca de 50 mil japoneses são vítimas do fenómeno.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

<< Home