quinta-feira, março 05, 2009

Who´ll watch - these - Watchmen?

Toda a gente.
Quem vai gostar?
- Fãs do "300";
- De filmes de acção e efeitos especiais.
Quem não vai?
- Quem leu a BD;
- Quem detesta filmes sem alma.
Os "Watchmen" de Snider é uma desilusão, mas compreensivel: misturar Alan Moore com pipocas e plateias e tornar comercialmente viável um projecto que não é de massas não auspicia nada de bom. A BD tem a sua leitura própria, os seus registos e os seus tempos. O cinema tem outros. Mistura-los é um erro. Insistir no erro é masoquismo e aproveitar a vaga de adaptações de super-heróis para meter esta obra ao barulho é suicídio. "Watchmen" corre o risco de não agradar a ninguém: nem ao publico que leu a história, nem àquele que a desconhece. E há outros factores a ter em conta: a violência explicita, alguns nus desnecessários (porque é que o Patrick Wilson mostra sempre o rabo em todos os filmes em que entra?) e acima de tudo, uma dificuldade de compreensão dos tempos da narrativa, onde nem a banda sonora ajuda (ouvir a Nena “colada” a Simon & Garfunkel é, no mínimo, confuso).
Na América, espera-se que o fim-de-semana traga bilheteiras elevadas a este longo "Video-clip", estilizado, cheio de referências populares e onde sobressai essencialmente o trabalho de dois actores (Rorschach & Comedian).

Espera-se também que supere o recorde de “Dark knight”, o que duvido desde já e, a acontecer, será de uma tremenda injustiça.
O cavaleiro das trevas, esse sim, acrescenta mais valias, tanto á nona como á sétima arte, e passou a ser o marco de referência no que toca a adaptações de sucesso da BD ao cinema.
"Who watches the Watchmen?"

Sinceramente ... “who cares?”.

Comments:
Olhe que não, olhe que não... Eu gostei da BD... e do filme. E não sou caso único. E até o prefiro ao "Dark Knight" (do qual gostei mas não entendi o burburinho). Apenas o final decepcionou um pouco, mas não estraga o que está para trás.
Bons filmes
 
Olha eu tinha lido a BD e vi os motion comics e o filme não me desagradou. Acho qu é no múnimo uma bela homenagem a uma das melhores histórias de BD de sempre. E isso já é bastante positivo.
Abraço
 
Olá, Gon.
Já percebi que fui o único mortal tuga a não gramar o filme, embora tenha a BD como referência. Enfim, melhores dias (e filmes, espero) virão...

X....
é uma boa homenagem de facto. Mas se calhar, o meu patamar de exigência estava demasiado elevado, o que nem sempre é positivo.
Obrigado pelo "feedback".

Um abraço.
 
Nah, caríssimo! Quem, como nós, colocou a bendita graphc novel num pedestal elevadíssimo, há tantos anos atrás, só podia ter as mais altas expectativas. O filme é muito interessante, mas não faz, nem de perto nem de longe, justiça ao "livro".
 
Enviar um comentário

<< Home